No início do mês visitamos o distrito de Glaura para participarmos da reunião comunitária com os professores do IFMG campus Ouro Preto Alex Bohrer (Orientador de nosso projeto) e o Ney Nolasco (Engenheiro civil).

A Matriz de Santo Antônio, de Glaura, está em estado crítico de conservação devido a uma rachadura, localizada no frontispício, que tem assustado a comunidade. Os moradores do distrito buscam auxílio para socorrer a edificação. A comunidade e integrantes do conselho paroquial, com autorização do Iphan, estão realizando um serviço paliativo no telhado, além de utilizar escoras na fachada frontal para conter os danos. É importante frisar que toda a despesa está sendo custeada pelos moradores.
Equipe no coro observando o estado de preservação
A pedido dos moradores, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) instaurou inquérito civil para avaliar a deterioração da igreja, além de propor as medidas de recuperação. O promotor de Justiça Domingos Ventura de Miranda Júnior, explica que serão ouvidos representantes do órgão federal do patrimônio e da Arquidiocese de Mariana para verificar com clareza as causas da degradação.

Leia mais em: Defender